Washington, D.C., Estados Unidos, 20 de janeiro de 2025 (Agência de Notícias Reuters) – A plataforma de compartilhamento de vídeos TikTok enfrenta a possibilidade iminente de ser banida nos Estados Unidos. A Suprema Corte do país decidiu na sexta-feira (17) manter uma lei que proíbe o aplicativo, justificando preocupações com a segurança nacional. No entanto, o destino do TikTok ainda pode ser definido pelo presidente eleito Donald Trump.
A decisão judicial rejeitou um apelo da ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok. A companhia argumentou que a legislação viola a liberdade de expressão e é inconstitucional.
De acordo com a lei, que entrará em vigor no domingo (19), usuários norte-americanos não poderão mais baixar ou atualizar o aplicativo, a menos que a ByteDance venda as operações do TikTok nos Estados Unidos.
Apesar da entrada em vigor iminente, existe a possibilidade de que a aplicação da lei seja adiada. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou na sexta-feira (17) que a responsabilidade pela implementação caberá ao próximo governo.
O jornal The Washington Post informou que Donald Trump está avaliando emitir uma ordem executiva para suspender temporariamente o banimento.
Atualmente, o TikTok conta com mais de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos, representando cerca de metade da população do país. A plataforma é especialmente popular entre os jovens, consolidando-se como uma das principais redes sociais do mundo.
- Trump orienta interrupção da produção de moedas de um centavo - 11 de fevereiro de 2025 7:09 am
- Vinícolas japonesas realizam degustação na Borgonha, França - 11 de fevereiro de 2025 5:56 am
- Ishiba presenteia Trump com capacete samurai dourado - 11 de fevereiro de 2025 5:52 am