27 C
Kóka
quarta-feira, 6 agosto, 2025 4:10: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Suicídios entre menores no Japão atingem recorde em 2024

Apesar da queda no total de casos, número de estudantes que tiraram a própria vida bate recorde no país.

Tóquio, Japão, 30 de janeiro de 2025 (Japan Standard Time) – Kyodo News – O número total de suicídios no Japão caiu em 2024, atingindo um dos menores níveis já registrados. No entanto, o número de menores de idade que tiraram a própria vida bateu um recorde histórico.

Dados preliminares divulgados pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar do Japão indicam que 20.268 pessoas cometeram suicídio no último ano, 1.569 a menos que em 2023. Esse foi o segundo menor número desde que os registros começaram em 1978.

Entre os suicídios registrados, 13.763 eram homens e 6.505 mulheres. No entanto, entre os menores de idade, o número foi o maior já visto: 527 casos, ultrapassando o recorde anterior de 514, registrado em 2022.

Estudantes são maioria
Entre os menores de idade que tiraram a própria vida, os estudantes do ensino médio foram os mais afetados, representando quase 70% dos casos, com 349 registros. Além disso, houve 163 casos entre alunos do ensino fundamental II e 15 entre alunos do ensino fundamental I.

O relatório mostrou um aumento no número de suicídios entre meninas do ensino fundamental II e médio. O total de alunas do fundamental II que cometeram suicídio foi de 99, um aumento de 19 casos em relação ao ano anterior. No ensino médio, 183 meninas tiraram a própria vida, 17 a mais do que em 2023.

Fatores de risco e medidas do governo
As principais razões citadas para os suicídios entre jovens de até 19 anos incluem problemas escolares, como dificuldades acadêmicas e incerteza sobre o futuro, problemas de saúde mental, como depressão, e conflitos familiares, incluindo relações difíceis com os pais.

O Ministério da Saúde do Japão afirmou estar tratando o aumento dos suicídios entre menores com seriedade e promete analisar os fatores que levaram a esse aumento. O governo pretende trabalhar em conjunto com organizações especializadas para encontrar soluções eficazes.

Para aqueles que necessitam de apoio, o ministério reforçou a disponibilidade de serviços de aconselhamento, como a linha direta Yorisoi Hotline, disponível pelo número 0120-279-338 (acessível apenas dentro do Japão).

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img