Sakura, Chiba, Japão, 29 de janeiro de 2025 (NHK News) – Pesquisadores da Organização Nacional de Pesquisa em Agricultura e Alimentos do Japão deram início à produção experimental de um tipo de carvão ecológico, chamado biochar, que pode melhorar a qualidade do solo agrícola e contribuir para o combate às mudanças climáticas.
Na última terça-feira (28), uma nova máquina de produção foi ativada na cidade de Sakura, na província de Chiba. O processo envolve o aquecimento de bambu e galhos de árvores a cerca de 600 graus Celsius por longos períodos, resultando no biochar, uma substância que pode ser espalhada em terrenos agrícolas para melhorar a drenagem de água e reter nutrientes.
Além dos benefícios agrícolas, o biochar oferece uma solução ambiental ao capturar o dióxido de carbono absorvido pelas plantas durante o crescimento, impedindo que o gás de efeito estufa seja liberado novamente na atmosfera.
A iniciativa conta com apoio da prefeitura local, que fornece bambu excedente e galhos de pomares de peras, uma especialidade da região. Durante a inauguração do projeto, o prefeito de Sakura, Nishita Sango, destacou a importância da ação: “Devemos eliminar o aquecimento global, caso contrário não poderemos deixar a Terra para as próximas gerações. Esperamos expandir o uso do biochar para o mundo inteiro.”
Os pesquisadores planejam disponibilizar o biochar para agricultores locais e monitorar os impactos na produtividade das colheitas, esperando comprovar os benefícios práticos da inovação para a agricultura sustentável e a preservação do meio ambiente.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am