Washington, Estados Unidos, 9 de janeiro de 2025, Associated Press – A Nippon Steel e sua parceira de fusão, a US Steel, entraram com uma ação judicial para contestar a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que bloqueou a aquisição entre as empresas. A decisão de Biden foi baseada em preocupações relacionadas à segurança nacional e estabeleceu o prazo de 2 de fevereiro para encerrar a negociação.
As empresas firmaram o acordo de fusão em dezembro de 2023, submetendo-o à revisão do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS). No entanto, o comitê não chegou a um consenso, encaminhando o caso para o presidente, que vetou a fusão na última sexta-feira (5).
Em resposta, os presidentes das duas empresas, liderados por Hashimoto Eiji, da Nippon Steel, entraram com a ação na segunda-feira (8), solicitando a anulação da decisão e uma extensão do prazo para negociação. Segundo Hashimoto, o CFIUS não realizou uma revisão adequada devido à suposta interferência política da administração Biden.
“Não desistiremos de expandir nossos negócios nos Estados Unidos. Nippon Steel e US Steel concordam que não há necessidade ou razão para abrir mão desse acordo”, afirmou Hashimoto em um comunicado.
Especialistas jurídicos, no entanto, acreditam que a disputa será desafiadora. Decisões presidenciais baseadas em questões de segurança nacional são tradicionalmente difíceis de reverter. As empresas terão que demonstrar que o processo de revisão do CFIUS e a ordem de Biden não seguiram os procedimentos legais apropriados.
A decisão de Biden sinaliza a crescente sensibilidade do governo dos Estados Unidos em relação a aquisições estrangeiras em setores considerados estratégicos. O caso agora coloca em evidência o delicado equilíbrio entre interesses comerciais e preocupações de segurança nacional no cenário global.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am