Tóquio, Japão, 28 de janeiro de 2025 (Kyodo News) – O Japão enviou 50.000 doses de vacina contra o Mpox (anteriormente conhecido como varíola dos macacos) para a República Democrática do Congo (RDC), como parte de um esforço para combater o surto da doença no país africano. O governo japonês confirmou na segunda-feira (27) que as vacinas chegaram à RDC na última sexta-feira (24).
O surto de Mpox na RDC é particularmente grave, com uma variante mais virulenta em circulação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em agosto do ano passado emergência de saúde pública de preocupação internacional devido à rápida disseminação do vírus. Em resposta a um pedido da RDC, o Japão decidiu fornecer vacinas desenvolvidas pela empresa japonesa KM Biologics.
Além do envio das vacinas, o Japão já havia enviado, em dezembro, uma equipe de oficiais e médicos à RDC para treinar trabalhadores locais de saúde sobre a aplicação da vacina e outras medidas de prevenção. Estima-se que o número de infecções no país, incluindo casos suspeitos, ultrapasse 50.000, com cerca de 30% dos infectados sendo crianças com menos de 15 anos.
A vacina enviada pelo Japão pode ser administrada em pessoas com menos de 18 anos, o que reforça a estratégia de proteção das populações mais vulneráveis. O governo japonês também anunciou que continuará enviando as doses restantes para a RDC, conforme elas se tornem disponíveis, atendendo ao pedido do país africano de 3,05 milhões de doses.
- Ataque cibernético afeta gigante japonesa Asahi - 15 de outubro de 2025 2:42 am
- Presidente de Madagascar foge do país após protestos - 15 de outubro de 2025 2:36 am
- Homem é condenado à morte por assassinatos em Nagano - 15 de outubro de 2025 12:31 am