Washington, D.C., Estados Unidos, 30 de janeiro de 2025 (Japan Standard Time) – Associated Press – A administração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um programa de incentivos financeiros para servidores federais que optarem por se demitir voluntariamente. A medida faz parte de um plano de reestruturação da força de trabalho do governo e exige que os funcionários tomem uma decisão até o dia 6 de fevereiro.
O Escritório de Gestão de Pessoal dos EUA divulgou um e-mail nesta terça-feira (28) informando os funcionários sobre o programa. No comunicado, a administração afirma que “a maioria das agências federais provavelmente será reduzida por meio de reestruturações, realinhamentos e cortes de pessoal”.
Os servidores que aderirem ao programa continuarão recebendo seus salários e benefícios integrais até 30 de setembro, independentemente da carga de trabalho diária. Além disso, o governo determinou que a maioria dos funcionários que trabalham remotamente desde a pandemia da Covid-19 retornem ao trabalho presencial cinco dias por semana.
A medida gerou críticas do sindicato American Federation of Government Employees, que declarou que o objetivo do governo é tornar o ambiente federal insustentável para os servidores. Em uma postagem nas redes sociais, a organização alertou os funcionários a não tomarem decisões precipitadas.
A Associated Press classificou o programa como “uma ação sem precedentes para reduzir rapidamente o tamanho do governo dos EUA”. Atualmente, o setor público federal emprega mais de 3 milhões de pessoas, e uma saída significativa de funcionários pode ter um grande impacto na economia e na sociedade americana.
- Corte da Tailândia destitui premiê Paetongtarn - 30 de agosto de 2025 12:14 am
- Ishiba e Modi reforçam parceria econômica em Tokyo - 29 de agosto de 2025 10:00 am
- Ataque russo em Kyiv mata 22 pessoas, incluindo crianças - 29 de agosto de 2025 9:55 am