Shiroishi, Miyagi, Japão, 10 de janeiro de 2025, NHK News – Uma prática tradicional foi realizada para marcar o início do Ano Novo em Shiroishi, na província de Miyagi, ao norte do Japão. Membros de um grupo de preservação cultural fumigaram uma casa com telhado de palha usando fumaça de folhas de cedro, perpetuando um ritual secular.
A casa, conhecida como Kendanyashiki, é um patrimônio cultural tangível de Miyagi. Trata-se de uma reprodução de uma residência construída há cerca de 300 anos, que originalmente funcionava como um importante ponto de transporte na região.
Na quarta-feira (8), folhas de cedro foram queimadas em uma lareira no interior da casa, enchendo o ambiente com uma densa fumaça branca. O processo, além de eliminar insetos que podem danificar o telhado e outras estruturas, é acreditado como uma forma de preservar as vigas, pilares e outros materiais de madeira da construção.
Iwamatsu Yoshinori, membro do grupo responsável, destacou que o ritual não é apenas um meio de conservação, mas também um momento simbólico para expressar desejos de paz e boa saúde para todos os visitantes do local no ano que se inicia.
A prática, realizada anualmente, demonstra o compromisso da comunidade em proteger e valorizar o patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que mantém vivas tradições que reforçam a identidade histórica da região.
- Irmã de Kim Jong-un rejeita diálogo com premiê do Japão - 24 de março de 2026 5:42 am
- Veados em áreas residenciais de Osaka geram alerta no Japão - 24 de março de 2026 5:26 am
- Trump adia ataques ao Irã após diálogos produtivos - 24 de março de 2026 5:21 am






















