Shiroishi, Miyagi, Japão, 10 de janeiro de 2025, NHK News – Uma prática tradicional foi realizada para marcar o início do Ano Novo em Shiroishi, na província de Miyagi, ao norte do Japão. Membros de um grupo de preservação cultural fumigaram uma casa com telhado de palha usando fumaça de folhas de cedro, perpetuando um ritual secular.
A casa, conhecida como Kendanyashiki, é um patrimônio cultural tangível de Miyagi. Trata-se de uma reprodução de uma residência construída há cerca de 300 anos, que originalmente funcionava como um importante ponto de transporte na região.
Na quarta-feira (8), folhas de cedro foram queimadas em uma lareira no interior da casa, enchendo o ambiente com uma densa fumaça branca. O processo, além de eliminar insetos que podem danificar o telhado e outras estruturas, é acreditado como uma forma de preservar as vigas, pilares e outros materiais de madeira da construção.
Iwamatsu Yoshinori, membro do grupo responsável, destacou que o ritual não é apenas um meio de conservação, mas também um momento simbólico para expressar desejos de paz e boa saúde para todos os visitantes do local no ano que se inicia.
A prática, realizada anualmente, demonstra o compromisso da comunidade em proteger e valorizar o patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que mantém vivas tradições que reforçam a identidade histórica da região.
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am