Seul, Coreia do Sul, 28 de dezembro de 2024 (Yonhap News) — Representantes do presidente Yoon Suk-yeol estão aguardados para a primeira audiência preparatória do julgamento de impeachment, que acontecerá nesta sexta-feira. A audiência no Tribunal Constitucional decidirá se mantém ou não a moção de impeachment aprovada pela Assembleia Nacional.
O Tribunal Constitucional anunciou nesta manhã que recebeu o aviso de nomeação dos advogados que representarão o presidente Yoon durante o processo. A audiência de preparação, que inclui a discussão de pontos de controvérsia e evidências, está marcada para as 14h.
A moção de impeachment foi aprovada em 14 de dezembro, em resposta à imposição temporária de lei marcial por Yoon no início do mês. O Tribunal Constitucional tem um prazo de até 180 dias após a votação parlamentar para tomar uma decisão final sobre o impeachment.
De acordo com a agência de notícias Yonhap, a equipe jurídica de Yoon, composta por ex-juízes e ex-promotores, será a responsável pela defesa. Um dos advogados já atuou como porta-voz do Tribunal Constitucional durante o julgamento do impeachment da ex-presidente Park Geun-hye.
Yoon, no entanto, recusou-se a aceitar os documentos enviados pelo tribunal, que o convocavam para comparecer ao julgamento e preparar declarações. A forma como seus advogados irão argumentar durante a audiência preparatória será acompanhada de perto pela mídia e pelo público, sendo um momento crucial no processo de impeachment.
- Incêndio fecha acesso norte do Grand Canyon até outubro - 17 de julho de 2025 8:14 am
- Justiça sul-coreana libera livro sobre “mulheres de conforto” - 17 de julho de 2025 8:08 am
- Indicado por Trump à ONU promete enfrentar influência chinesa - 17 de julho de 2025 8:01 am