Tóquio, Japão, 29 de dezembro de 2024 — Associated Press – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, por um “trágico incidente” envolvendo um avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão. A aeronave transportava 67 pessoas e fazia o trajeto de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny, na república russa da Chechênia. Autoridades confirmaram 38 mortes.
O Kremlin informou que Putin conversou por telefone com Aliyev no sábado (28), detalhando as circunstâncias do acidente. Segundo Putin, o avião tentou pousar repetidamente em Grozny durante ataques de drones ucranianos na região, enquanto os sistemas de defesa aérea russos repeliam as ofensivas.
Embora o comunicado não tenha confirmado um disparo acidental, indicou que os sistemas de defesa aérea podem estar relacionados à queda.
A presidência do Azerbaijão, por sua vez, relatou que o avião apresentava múltiplos buracos na fuselagem e que depoimentos de comissários e passageiros sugerem “evidências de interferência física e técnica externa”.
O incidente ocorre em meio a tensões crescentes na região devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, que tem gerado impactos além das fronteiras dos dois países. As investigações continuam para determinar as causas exatas do acidente.
- ‘Conselho Nacional’ do Japão realiza primeira reunião - 27 de fevereiro de 2026 4:28 am
- Número de mortos sobe para 48 após temporais em Minas Gerais - 27 de fevereiro de 2026 12:31 am
- Bangkok testa táxis aquáticos elétricos em seus canais - 27 de fevereiro de 2026 12:20 am


















