Paris, França, 14 de dezembro de 2024 – Agence France-Presse – O presidente francês Emmanuel Macron nomeou um aliado veterano centrista como primeiro-ministro. François Bayrou torna-se a quarta pessoa a ocupar o cargo neste ano.
Macron fez o anúncio na sexta-feira (13). O anterior primeiro-ministro, Michel Barnier, renunciou na semana passada após os legisladores aprovarem uma moção de censura contra ele e seu Gabinete.
Bayrou, de 73 anos, lidera o partido centrista Movimento Democrático, que faz parte da coalizão governante de Macron. Ele já serviu como membro do Gabinete sob o presidente Jacques Chirac na década de 1990.
Macron supervisiona um governo minoritário. Observadores acreditam que ele escolheu Bayrou na esperança de atrair apoio da esquerda, que é a maior força no parlamento.
Espera-se que o novo primeiro-ministro forme rapidamente um Gabinete e retome as deliberações sobre o orçamento do próximo ano.
Os observadores afirmam que Macron está ansioso para se concentrar em questões globais, como o conflito na Ucrânia, mas seus esforços têm sido prejudicados pela instabilidade política em casa.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















