Tóquio, Japão — 19 de dezembro de 2024, NHK – Parte de um grupo naval francês, liderado pelo porta-aviões nuclear Charles de Gaulle, está programada para visitar o Japão entre fevereiro e março de 2024. A missão integra uma série de exercícios multinacionais no Indo-Pacífico, com o objetivo de reforçar a segurança marítima diante do aumento das atividades navais da China na região.
O Contra-Almirante Guillaume Pinget, comandante das forças conjuntas da França para a região do Pacífico, revelou o plano de escala no sul do Japão durante uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio na terça-feira (17). Ele destacou que a visita incluirá intercâmbios militares entre o grupo naval francês e as Forças de Autodefesa do Japão.
Em entrevista à NHK, Pinget enfatizou os desafios de segurança no Indo-Pacífico, citando atividades ilegais no mar, como pesca ilegal e tráfico de narcóticos, além de questões relacionadas à Península Coreana, como proliferação, contrabando e armas balísticas.
O almirante afirmou que o principal objetivo da visita é fortalecer a cooperação entre França e Japão diante dos desafios regionais de segurança. Ele também expressou o desejo de se reunir com líderes das Forças de Autodefesa do Japão e das forças militares dos Estados Unidos para promover uma maior integração nas respostas estratégicas da região.
A presença do grupo naval francês reforça o compromisso internacional com a estabilidade do Indo-Pacífico e destaca a crescente colaboração entre potências globais para enfrentar ameaças marítimas e geopolíticas.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am