Tóquio, Japão, 19 de dezembro de 2024 (Japan Standard Time) – O plano da Nippon Steel para adquirir a US Steel pode ser bloqueado, segundo informações da Reuters. A decisão agora pode depender do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
O Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), responsável por revisar a proposta de aquisição, ainda não chegou a um consenso sobre a aprovação do negócio. Em uma carta enviada à Nippon Steel no dia 16 (sábado), o comitê informou que está examinando se o acordo apresenta riscos à segurança nacional.
A Nippon Steel, maior siderúrgica japonesa, fechou o acordo de compra com a US Steel em dezembro do ano passado. No entanto, o CFIUS tem até o próximo dia 23 de dezembro para concluir sua análise e apresentar uma recomendação ao presidente.
De acordo com a Reuters, caso o comitê permaneça dividido, a decisão final será transferida para Biden, que já expressou oposição à aquisição.
O resultado desse impasse pode definir o futuro do acordo e impactar significativamente o mercado siderúrgico internacional. A Nippon Steel ainda não se pronunciou oficialmente sobre os últimos desdobramentos.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am