Washington, D.C., Estados Unidos, 19 de dezembro de 2024 (Reuters) – O Federal Reserve anunciou nesta quarta-feira (18) um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, marcando a terceira redução consecutiva. A decisão reflete os esforços do banco central para controlar a inflação, que atualmente está ligeiramente acima da meta de 2%.
Em comunicado oficial, o Fed declarou que “fez progressos” no controle dos preços e observou crescimento robusto em outros indicadores econômicos.
O presidente do Fed, Jerome Powell, realizou uma coletiva de imprensa na capital americana, onde afirmou: “Com a ação de hoje, reduzimos nossa taxa de política monetária em um ponto percentual completo desde o pico. Agora, nossa posição é significativamente menos restritiva, permitindo maior cautela em futuros ajustes.”
O corte também visa oferecer suporte a um mercado de trabalho em desaceleração. Powell enfatizou a busca por uma posição “neutra”, que nem estimule nem restrinja a economia. Ele e outros formuladores de políticas projetam uma redução adicional de 0,5 ponto percentual na taxa de juros em 2025.
Esta é a última decisão do Fed antes da saída de Joe Biden da presidência. A transição para o governo de Donald Trump adiciona incertezas, uma vez que o presidente eleito propôs cortes de impostos e aumento de tarifas, medidas que, segundo analistas, podem acelerar novamente a inflação.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am