Tóquio, Japão, 16 de novembro de 2024 (NHK) – A Nihon Hidankyo, organização japonesa de sobreviventes das bombas atômicas, lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a participação de seus representantes na cerimônia do Prêmio Nobel da Paz, que ocorrerá em Oslo, na Noruega, no dia 10 de dezembro.
O objetivo da campanha é arrecadar 10 milhões de ienes, o equivalente a aproximadamente 64 mil dólares, para cobrir os custos de viagem e estadia de 31 delegados. Entre os participantes estão hibakusha, sobreviventes das bombas atômicas, e seus descendentes.
Embora o Comitê do Nobel tenha confirmado que arcará com os custos dos três copresidentes da organização, que estarão no palco durante a cerimônia, a Nihon Hidankyo informou que cada um dos demais participantes precisará de cerca de meio milhão de ienes (cerca de 3,2 mil dólares) apenas para despesas de transporte e hospedagem. A entidade também destacou que recursos adicionais são necessários para contratar cuidadores e intérpretes, custos que seriam proibitivos para os indivíduos envolvidos.
Hamasumi Jiro, secretário-geral assistente da Nihon Hidankyo, fez um apelo por apoio público. Ele ressaltou que o prêmio reconhece o testemunho incansável dos hibakusha na luta por um mundo livre de armas nucleares e afirmou que a cerimônia será uma oportunidade crucial para reiterar a mensagem de que tais armas nunca mais devem ser usadas, especialmente em um momento de crescente tensão nuclear global.
Desde o final da Segunda Guerra Mundial, o esforço contínuo da Nihon Hidankyo contribuiu para evitar o uso de armas nucleares por quase 80 anos, reforçando o compromisso pela paz e pelo desarmamento global.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am