2 C
Kóka
quinta-feira, 23 janeiro, 2025 9:33: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kyodo News corrige erro sobre visita de deputada ao Yasukuni

Agência japonesa pede desculpas após divulgar informação incorreta sobre legisladora e relação com Coreia do Sul.

Tóquio, Japão, 26 de novembro de 2024 (Kyodo News) – A agência japonesa de notícias Kyodo News admitiu nesta terça-feira (26) que publicou uma reportagem incorreta envolvendo a deputada e Vice-Ministra Parlamentar de Relações Exteriores, Ikuina Akiko, e uma suposta visita ao Santuário Yasukuni em Tóquio.

O Santuário Yasukuni homenageia mortos em guerra do Japão, incluindo líderes condenados por crimes de guerra após a Segunda Guerra Mundial. Visitas ao local por autoridades japonesas frequentemente geram críticas de países vizinhos, como a Coreia do Sul.

De acordo com a Kyodo, a matéria inicial foi baseada em relatos de que Ikuina teria sido vista entrando nas dependências do santuário. No entanto, os repórteres não verificaram a informação diretamente com a deputada, o que resultou no erro. Ikuina e outros políticos que visitaram o santuário no mesmo dia negaram sua presença no local.

A Kyodo reconheceu que o erro pode ter impactado as relações diplomáticas entre Japão e Coreia do Sul. No domingo (24), uma delegação sul-coreana decidiu não participar de uma cerimônia em um local japonês reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, onde trabalhadores coreanos atuaram durante a Segunda Guerra Mundial. A ausência foi atribuída inicialmente à presença de Ikuina na cerimônia, o que agora foi desmentido.

Após a correção da Kyodo, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul declarou que a decisão de não participar da cerimônia foi motivada por “diversas circunstâncias”. O governo sul-coreano realizou uma comemoração própria para destacar sua postura firme sobre questões históricas envolvendo o Japão.

Autoridades japonesas lamentaram o incidente. “É profundamente lamentável que um erro de reportagem possa afetar as relações entre Japão e Coreia do Sul”, afirmou um representante do governo.

A Kyodo News pediu desculpas públicas pelo equívoco e reforçou o compromisso de checar rigorosamente suas informações no futuro.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img