Paris, França, 26 de novembro de 2024 (Le Monde) – Discussões sobre o envio de tropas europeias e especialistas de empresas privadas de defesa à Ucrânia estão sendo realizadas entre França e Reino Unido, informou nesta segunda-feira (25) o jornal francês Le Monde.
As conversas foram retomadas após o cenário político internacional ser impactado pelo retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, previsto para janeiro de 2025. Trump já manifestou relutância em manter o atual nível de apoio norte-americano à Ucrânia.
Segundo fontes informadas citadas pelo jornal, o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer abordaram o tema durante um encontro recente na França. Em fevereiro, Macron já havia sugerido a possibilidade de enviar tropas terrestres ocidentais à Ucrânia, destacando que “nada está descartado”. A declaração provocou reações diversas entre os países europeus.
De acordo com o Le Monde, os planos em análise incluem o envio de profissionais de empresas privadas de defesa para a Ucrânia. Eles teriam como objetivo treinar soldados e realizar a manutenção de equipamentos fornecidos pelo Ocidente. O governo francês possui participação acionária em algumas dessas empresas.
Embora o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês tenha afirmado em um programa de televisão que “não há tabus” em relação ao envio de tropas, a posição do Reino Unido é mais cautelosa. A assessoria de imprensa do gabinete de Starmer declarou à NHK que “não há planos” para tal ação no momento.
O debate reflete a preocupação dos líderes europeus com o futuro do apoio militar à Ucrânia, especialmente em um contexto de incerteza sobre a postura dos Estados Unidos sob a administração Trump.
- Eleição presidencial na Romênia é anulada por interferência russa - 7 de dezembro de 2024 12:22 pm
- Filipinas realizam exercício militar conjunto com Japão e EUA - 7 de dezembro de 2024 12:15 pm
- Japão reforça importância de laços com a Coreia do Sul - 7 de dezembro de 2024 12:09 pm