Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, 30 de outubro de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O procurador distrital da Filadélfia entrou com uma ação judicial contra Elon Musk, empresário bilionário e CEO da X (antiga Twitter), por sua campanha de sorteios de um milhão de dólares diários, vinculada às próximas eleições presidenciais americanas.
De acordo com o processo, Musk tem promovido o sorteio diário de um milhão de dólares para eleitores de sete estados decisivos que assinem uma petição em apoio à liberdade de expressão e ao direito de portar armas. A campanha está diretamente ligada à eleição presidencial, na qual Musk apoia publicamente o candidato republicano Donald Trump.
O vencedor de cada sorteio é escolhido por meio de loteria, e a campanha de doações está programada para continuar até o dia da eleição, em 5 de novembro. O financiamento dos prêmios ocorre por meio de um comitê de ação política criado por Musk com o intuito de fortalecer a candidatura de Trump.
A iniciativa despertou a atenção do Departamento de Justiça dos EUA, que alertou Musk sobre a possibilidade de que oferecer recompensas financeiras por atividades relacionadas ao registro de eleitores possa violar as leis federais. Na segunda-feira (28), a Procuradoria Distrital da Filadélfia emitiu uma declaração classificando os sorteios como “loterias ilegais”.
O comunicado do procurador destacou que a ação judicial civil foi movida com base nas leis estaduais da Pensilvânia e visa impedir Musk e seu comitê de ação política de continuar oferecendo prêmios em dinheiro. A declaração ainda enfatiza que a Procuradoria tem o dever de proteger o público contra interferências que possam comprometer a integridade das eleições.
A Pensilvânia é considerada um dos estados-chave nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, onde pequenos grupos de eleitores podem definir o resultado final do pleito.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am