Tóquio, Japão, 5 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Os preços futuros do petróleo bruto WTI, referência no mercado, dispararam em Nova York na quinta-feira (3) após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmar que estava discutindo o apoio a um possível ataque israelense contra instalações petrolíferas iranianas.
O mercado reagiu com apreensão à possibilidade de tal ataque, em um momento em que Israel se prepara para retaliar o recente ataque iraniano envolvendo mais de 180 mísseis balísticos. Quando questionado se apoiaria um ataque israelense às instalações de petróleo do Irã, Biden respondeu: “Estamos discutindo isso”.
Em Nova York, os contratos futuros do petróleo WTI chegaram a atingir cerca de 74 dólares por barril, o nível mais alto em aproximadamente um mês. Investidores passaram a considerar um ataque às instalações de produção de petróleo como uma possibilidade real.
A porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, confirmou que os Estados Unidos estão em conversações com Israel sobre sua resposta, mas se recusou a especular sobre o tipo de ataque que Israel poderia estar planejando.
Esta escalada nas tensões geopolíticas no Oriente Médio tem o potencial de impactar significativamente o mercado global de petróleo. Um ataque às instalações petrolíferas iranianas poderia resultar em uma redução da oferta mundial de petróleo, pressionando ainda mais os preços para cima.
Analistas alertam que uma interrupção prolongada na produção de petróleo iraniano poderia ter repercussões econômicas globais, afetando não apenas os preços da energia, mas também a inflação e o crescimento econômico em diversos países.
- Japão firma novos pactos de defesa com Filipinas e avança diálogo com Índia - 16 de janeiro de 2026 11:11 pm
- CEO da Prudential Life renuncia após escândalo de funcionários - 16 de janeiro de 2026 10:57 pm
- Cuba repatria corpos de 32 militares mortos na Venezuela - 16 de janeiro de 2026 10:51 pm

