25 C
Kóka
quinta-feira, 1 maio, 2025 1:00: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão enfrenta maior onda de aumento de preços em outubro

Pesquisa revela alta em cerca de 2.900 itens alimentícios.

Tóquio, Japão, 2 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Uma nova pesquisa realizada no Japão revelou que outubro será o mês com o maior número de aumentos de preços em alimentos e bebidas até agora em 2024. O levantamento, conduzido pela empresa de pesquisa privada Teikoku Databank, entrevistou cerca de 200 grandes fabricantes do setor alimentício e de bebidas.

De acordo com o estudo, aproximadamente 2.900 itens sofrerão aumento de preços neste mês. Quase metade desses produtos pertence à categoria de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, incluindo água engarrafada e chá. Alimentos processados, como presunto e salsicha, além de produtos de confeitaria, como chocolates, também estão na lista de itens afetados.

A Teikoku Databank atribui essa onda de aumentos a diversos fatores. Padrões climáticos incomuns têm elevado os preços das matérias-primas, enquanto a escassez de mão de obra em todo o Japão tem pressionado os custos logísticos e trabalhistas.

Apesar da expressiva quantidade de itens afetados, a pesquisa indica que o número total de produtos com aumento de preços em 2024 deve representar cerca de 40% do total registrado em 2023. Isso sugere uma desaceleração no ritmo dos aumentos em comparação com o ano anterior.

A empresa de pesquisa também observou uma mudança no comportamento dos consumidores. Muitos estão optando por gastar menos em alimentos ou escolhendo itens de menor preço. Essa tendência tem levado alguns fabricantes a adotar uma postura mais cautelosa, preferindo reduzir o volume dos produtos em vez de aumentar diretamente os preços.

O impacto desses aumentos na vida cotidiana dos japoneses é significativo, especialmente considerando que outros setores, como serviços postais e tarifas de energia elétrica e gás, também anunciaram reajustes para outubro. O novo primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, já sinalizou que tomará medidas para impulsionar os salários e amortecer o impacto do aumento dos preços ao consumidor nas famílias japonesas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img