Tóquio, Japão, 16 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério do Meio Ambiente do Japão elevou o alerta nacional de gripe aviária ao nível máximo após a detecção de uma cepa altamente patogênica do vírus em duas cidades da província de Hokkaido, no norte do país.
O vírus foi identificado em um falcão selvagem morto encontrado na cidade de Otobe em 30 de setembro e nas fezes de patos selvagens na cidade de Betsukai em 8 de outubro. Em resposta, o ministério estabeleceu o alerta no nível mais alto dos três existentes nesta terça-feira (15).
As autoridades estão orientando os governos locais em todo o país a intensificar o monitoramento de aves selvagens e redobrar os esforços para confirmar se essas aves são portadoras do vírus. O ministério ressalta que os vírus da gripe aviária geralmente não infectam humanos, a menos que haja contato excessivo com aves infectadas.
Como medida preventiva, os funcionários do ministério recomendam que as pessoas lavem as mãos e façam gargarejo caso entrem em contato com excrementos de aves. Além disso, pedem que a população evite tocar em aves selvagens mortas e informe as autoridades locais caso encontre alguma.
Esta elevação do nível de alerta destaca a seriedade com que o governo japonês está tratando a ameaça da gripe aviária, buscando prevenir uma possível disseminação do vírus e proteger tanto a indústria avícola quanto a saúde pública.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















