Tóquio, Japão, 1 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O novo líder do Partido Liberal Democrático (PLD), principal partido governista do Japão, Ishiba Shigeru, anunciou oficialmente sua nova equipe executiva nesta segunda-feira (30). Ishiba, que deve se tornar primeiro-ministro na terça-feira (1), optou por nomear veteranos para posições-chave, buscando unificar um partido profundamente dividido.
Entre as nomeações mais notáveis, o ex-primeiro-ministro Suga Yoshihide foi escolhido como vice-presidente do PLD, enquanto Aso Taro, que anteriormente ocupava esse cargo, tornou-se o principal conselheiro do partido.
Moriyama Hiroshi, ex-presidente do Conselho Geral, foi nomeado secretário-geral do PLD, uma posição fundamental. O ministro das Finanças, Suzuki Shunichi, assumirá a presidência do Conselho Geral.
Outras nomeações importantes incluem o ex-ministro da Defesa Onodera Itsunori como presidente do Conselho de Pesquisa Política e o ex-ministro do Meio Ambiente Koizumi Shinjiro como presidente do Comitê de Estratégia Eleitoral.
Durante o anúncio, Ishiba declarou: “Como presidente do PLD, acredito no povo e falarei a verdade com coragem e sinceridade. Dedicarei-me a tornar o Japão um país seguro novamente, um lugar onde todos possam viver com um sorriso.”
Ishiba formará seu novo gabinete após ser eleito como o 102º primeiro-ministro do Japão em ambas as câmaras da Dieta na terça-feira (1). A composição de seus ministros já está praticamente definida.
O novo líder do PLD também anunciou a convocação de eleições antecipadas para 27 de outubro, com a campanha oficial começando em 15 de outubro. Esta decisão reflete a intenção de Ishiba de buscar um mandato público para sua nova administração o mais rápido possível.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am