24 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 6:57: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ex-presidente Duterte se candidata a prefeito de Davao nas Filipinas

Político de 79 anos busca retornar ao cargo que ocupou por décadas.

Tóquio, Japão, 8 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou nesta segunda-feira (7) que registrou sua candidatura para prefeito de Davao, a maior cidade da ilha de Mindanao, no sul do país. A decisão foi revelada por Duterte em suas redes sociais, marcando seu retorno à política local nas eleições de meio de mandato previstas para maio de 2025.

Esta movimentação política ocorre em um momento de crescente tensão entre Duterte e o atual presidente Ferdinand Marcos Jr. A vice-presidente Sara Duterte, filha mais velha do ex-presidente, já havia sinalizado que seu pai estava pronto para reconstruir sua influência política através das eleições de meio de mandato.

Aos 79 anos, Duterte havia comentado na semana passada sobre a dificuldade de realizar uma campanha eleitoral em nível nacional devido à sua idade. No entanto, o retorno à prefeitura de Davao, cargo que ocupou por mais de duas décadas antes de se tornar presidente em 2016, parece ser uma opção mais viável.

Durante seu mandato como prefeito, Duterte ficou conhecido por implementar medidas que supostamente tornaram a cidade mais segura, incluindo o aumento dos poderes da polícia. Como presidente, ele liderou uma intensa campanha contra o tráfico de drogas, que resultou na morte de mais de 6.000 pessoas, segundo dados oficiais.

A controversa campanha antidrogas de Duterte está atualmente sob investigação do Tribunal Penal Internacional por possíveis crimes contra a humanidade. Apesar das críticas internacionais, Duterte manteve uma postura tolerante em relação às execuções extrajudiciais de suspeitos de envolvimento com drogas durante seu mandato presidencial.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img