Tóquio, Japão, 8 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A ex-presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, fará sua primeira viagem internacional desde que deixou o cargo em maio, com destino à Europa. O gabinete presidencial anunciou na segunda-feira (7) que Tsai visitará a República Tcheca e outros países europeus a partir de sábado (12).
Um porta-voz presidencial declarou que o atual presidente, Lai Ching-te, deseja sucesso à visita e espera que as relações entre Taiwan e Europa se aprofundem e se tornem mais próximas. O escritório de Tsai informou que ela fará um discurso em um fórum sobre democracia na capital tcheca, Praga.
Embora a República Tcheca mantenha relações diplomáticas com a China e não com Taiwan, o país tem buscado um certo distanciamento de Pequim em questões de direitos humanos e outros temas. O país centro-europeu vem procurando estreitar laços com Taiwan, líder no setor de semicondutores.
A vice-presidente de Taiwan, Hsiao Bi-khim, visitou a República Tcheca em março, pouco antes de assumir o cargo. Acredita-se que a administração Lai esteja tentando aprofundar as relações com a Europa através da visita de Tsai. Tanto Lai quanto Tsai são membros do Partido Democrático Progressista.
Esta viagem histórica de Tsai Ing-wen representa um importante passo na estratégia diplomática de Taiwan, buscando fortalecer laços com parceiros europeus em um momento de crescentes tensões com a China.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am