Tóquio, Japão, 9 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Aeon Retail, subsidiária de uma das maiores redes varejistas do Japão, anunciou uma mudança significativa em sua política de contratação, passando a priorizar candidatos que recusaram ofertas de emprego da empresa no passado. Esta iniciativa faz parte de uma tendência crescente entre as principais empresas japonesas de adaptar suas práticas de contratação para enfrentar a persistente escassez de mão de obra no país.
A nova política da Aeon Retail dará prioridade a jovens candidatos que receberam ofertas de emprego após a graduação, mas as recusaram. Esses candidatos terão consideração preferencial se se candidatarem novamente dentro de três anos após a formatura. A empresa implementou essas mudanças no mês passado, revisando seu sistema de recontratação pela primeira vez em cerca de 40 anos.
Além disso, a Aeon Retail está aberta a recontratar ex-funcionários que se mudaram para outras empresas. A companhia já adota a prática de recontratação de ex-funcionários que deixaram o trabalho para cuidar de filhos ou parentes idosos.
Esta mudança na política de contratação reflete os desafios enfrentados pelas empresas japonesas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com uma população em envelhecimento. A flexibilização das práticas de contratação tradicionais é vista como uma estratégia necessária para garantir uma força de trabalho suficiente e competitiva no cenário econômico atual do Japão.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am