Kiev, Ucrânia, 9 de setembro de 2024 – Agência de Notícias da Ucrânia – A mídia ucraniana reporta que as forças militares do país realizaram um ataque transfronteiriço com drones contra uma instalação russa que armazenava mísseis fabricados na Coreia do Norte. O incidente marca uma nova escalada no conflito, destacando o uso de armamentos norte-coreanos pela Rússia.
No sábado (7), o governador de Voronezh, no oeste da Rússia, informou que destroços de um drone abatido causaram um incêndio em um depósito de munições, forçando a evacuação de residentes locais.
Oleksandr Musiienko, especialista militar ucraniano, escreveu nas redes sociais que uma instalação de armazenamento de munições na região de Voronezh estava em chamas e ocorriam explosões. Ele citou fontes que indicavam o lançamento de mísseis norte-coreanos KN23 daquela área, sugerindo que os ataques ucranianos visavam reduzir as ameaças russas.
Em entrevista exclusiva à NHK na sexta-feira (6), o Instituto Central de Pesquisa das Forças Armadas da Ucrânia afirmou que a Rússia estaria utilizando mísseis balísticos de curto alcance KN23 norte-coreanos, principalmente contra alvos civis, com o objetivo de quebrar a vontade do povo ucraniano.
Enquanto isso, os ataques russos continuaram na Ucrânia no domingo (8). As autoridades militares da região de Sumy, no norte do país, relataram a morte de duas pessoas e ferimentos em pelo menos outras quatro, incluindo duas crianças. Casas residenciais e carros também foram danificados.
Este incidente ressalta a complexidade do conflito em curso, com a Ucrânia buscando neutralizar ameaças em território russo, enquanto enfrenta ataques contínuos em seu próprio solo. A presença de armamentos norte-coreanos adiciona uma dimensão internacional ao conflito, levantando preocupações sobre a proliferação de armas e o envolvimento indireto de outros países.
- Antissemitismo em Londres: O silêncio da mídia é ensurdecedor - 6 de outubro de 2024 11:58 am
- FAB repatria 229 brasileiros do Líbano em meio a conflitos - 6 de outubro de 2024 11:34 am
- Declínio alarmante de aves e borboletas no Japão preocupa - 6 de outubro de 2024 6:48 am