Taipei, Taiwan, 23 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Central News Agency – A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) negou nesta segunda-feira (23) os rumores sobre planos de construir novas fábricas de chips nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A especulação surgiu após uma reportagem do The Wall Street Journal (WSJ) no domingo (22), que afirmava que a TSMC estava em negociações com os EAU para projetos de investimento no valor de US$100 bilhões.
Em resposta à reportagem, a TSMC declarou não ter novos planos concretos de expansão no exterior. A empresa afirmou: “Estamos sempre abertos a discussões construtivas sobre formas de promover o desenvolvimento da indústria de semicondutores, mas permanecemos focados em nossos atuais projetos de expansão global e não temos novos planos de investimento para divulgar no momento.”
Os projetos atuais da TSMC incluem a construção de fábricas no Arizona (EUA), Kumamoto (Japão) e Dresden (Alemanha). A especulação sobre projetos adicionais teria surgido após a empresa enviar pessoal aos EAU.
O WSJ também relatou que a Samsung Electronics, da Coreia do Sul, estaria considerando grandes investimentos em chips nos EAU. A empresa não comentou o relatório até o momento da publicação.
Segundo o WSJ, os EAU financiariam os projetos com a TSMC e a Samsung, com um papel central desempenhado pela Mubadala, empresa estatal de investimentos e gestão de ativos. O objetivo seria aumentar a produção global de chips e reduzir os preços.
Esta negação da TSMC destaca a cautela da empresa em relação a novos empreendimentos internacionais, enquanto se concentra em seus projetos de expansão já anunciados em mercados estratégicos.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am