Taipei, Taiwan, 23 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Taiwan News – O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan (MOFA) emitiu uma resposta na quarta-feira (18) sobre as explosões de pagers no Líbano que carregavam a marca de uma empresa taiwanesa. O incidente, que ocorreu na terça-feira (17), resultou na morte de 12 pessoas e feriu 2.800, segundo fontes de segurança libanesas.
Jeff Liu, porta-voz do MOFA, apresentou uma declaração em três pontos:
- Taiwan não exportou diretamente este modelo de pager para o Líbano. Liu explicou que a estrutura interna deste tipo de pager inclui componentes básicos e uma bateria alcalina AA com capacidade mínima de energia, incapaz de gerar uma explosão que cause morte ou ferimentos.
- Entre 2022 e agosto de 2024, a empresa exportou 260.000 pagers, principalmente para Europa e América do Norte, sem relatos anteriores de explosões envolvendo o produto.
- O caso está sob investigação judicial para esclarecer os fatos. Liu afirmou que, até o momento, nenhum pager exportado de Taiwan foi relatado como tendo explodido.
Hsu Ching-kuang, fundador da Gold Apollo, esclareceu que o modelo de pager AR-924 mencionado nos relatórios da mídia foi produzido e vendido sob licença pela empresa húngara BAC Consulting KFT. A Gold Apollo apenas forneceu autorização de marca, sem envolvimento no design ou produção deste produto específico.
Esta resposta de Taiwan vem em meio a tensões crescentes no Oriente Médio, com o Hezbollah prometendo retaliação contra Israel, que não assumiu responsabilidade pelas explosões. A situação continua a ser monitorada de perto por autoridades internacionais, enquanto as investigações sobre a origem e natureza dos dispositivos explosivos prosseguem.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am