Shimonoseki, Prefeitura de Yamaguchi, Japão, 28 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O primeiro leilão de baiacu da temporada, uma iguaria tradicional do inverno japonês, foi realizado nesta quinta-feira (26) na cidade de Shimonoseki, prefeitura de Yamaguchi, oeste do Japão. O evento marca o início da temporada de pesca, que começou em 1º de setembro.
O mercado de Haedomari em Shimonoseki, conhecido por comercializar a maior quantidade de baiacus selvagens do Japão, recebeu cerca de 250 quilos de peixes para o leilão. Os exemplares foram capturados no Mar do Japão, próximo a Yamaguchi, e no Pacífico, ao largo da prefeitura de Miyagi, no nordeste do país.
Às 3h20 da manhã, com o soar de um sino, compradores e corretores iniciaram as negociações no estilo tradicional, apertando os dedos uns dos outros dentro de mangas de pano para ocultar os lances. O maior peixe do leilão pesava aproximadamente 5 quilos.
O lance mais alto atingiu 19.000 ienes (cerca de 130 dólares) por quilo, uma queda de aproximadamente 20 dólares em relação ao ano anterior, devido em parte à grande captura em Miyagi. Apesar da redução, Yuichiro Goda, presidente da operadora do mercado, considerou os preços relativamente altos em comparação com os anos recentes e expressou esperança de que o consumo aumente conforme as capturas cresçam.
Os baiacus adquiridos neste primeiro leilão serão principalmente enviados para Tóquio e Osaka, centros gastronômicos do país. O evento não apenas marca o início da temporada de uma iguaria muito apreciada na culinária japonesa, mas também reflete as flutuações do mercado e as condições de pesca nas águas japonesas.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am