Colombo, Sri Lanka, 25 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – O novo presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, tomou posse nesta segunda-feira (23) após sua vitória nas eleições do último fim de semana. O político de esquerda, de 55 anos, prometeu fazer da reforma econômica sua principal prioridade como líder da nação endividada.
“Para encerrar esta crise, o público e todos os setores têm uma grande responsabilidade. Espero o apoio de todos na realização dessa tarefa. No entanto, entendo que, como presidente, tenho a maior responsabilidade”, declarou Dissanayake em seu discurso de posse.
Líder do partido de esquerda JVP (Frente de Libertação do Povo), Dissanayake conquistou apoio ao prometer cortes de impostos e redução nas contas de eletricidade. Ele também criticou o acordo do ano passado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), um resgate no valor de cerca de 3 bilhões de dólares.
O principal desafio de Dissanayake será equilibrar suas promessas eleitorais aos pobres do país com a necessidade de continuar recebendo ajuda financeira do FMI. A questão-chave da eleição foram as medidas de austeridade introduzidas pelo ex-presidente Ranil Wickremesinghe após o país declarar default em 2022.
Dissanayake enfatizou seu compromisso com uma governança transparente e responsável, afirmando: “Devemos cultivar uma nova cultura política que seja transparente e responsável”. Ele também prometeu fortalecer a democracia e trabalhar para recuperar a confiança do povo no sistema político.
A vitória de Dissanayake marca uma mudança significativa na política do Sri Lanka, afastando-se dos partidos tradicionais e da elite política do país. Seu sucesso eleitoral é visto como uma rejeição à corrupção e ao nepotismo que há muito afligem a nação.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am