Tóquio, Japão, 6 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um membro do conselho do Banco do Japão (BOJ) sinalizou que a instituição deve considerar novos aumentos nas taxas de juros, levando em conta fatores como aumento salarial e investimento de capital. Takata Hajime, em discurso na província de Ishikawa nesta quinta-feira (5), afirmou que se o BOJ confirmar que as empresas continuam com ações positivas, será necessário fazer novos ajustes na política de flexibilização monetária.
Takata abordou as amplas flutuações nos mercados de ações e câmbio no início de agosto, enfatizando a necessidade de monitorar de perto seus efeitos. O formulador de políticas do BOJ também comentou sobre a economia local de Ishikawa, região que sofreu enormes danos após um grande terremoto no Ano Novo.
“O Banco do Japão quer apoiar os esforços de reconstrução da população local, garantindo a estabilidade do sistema financeiro após um desastre natural extraordinário”, declarou Takata. Ele observou que muitas pessoas ainda estão trabalhando para reconstruir suas vidas, e que um êxodo populacional está se acelerando na região.
Apesar dos desafios, Takata afirmou que a província está agora em uma trajetória de recuperação, com a produção de peças eletrônicas e produtos químicos voltando aos níveis pré-terremoto. Suas declarações sugerem uma abordagem cautelosa do BOJ, equilibrando a necessidade de ajustes na política monetária com o apoio contínuo à recuperação econômica em áreas afetadas por desastres.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am