Tóquio, Japão, 26 de setembro de 2024 – Agência de Notícias NHK – O governo japonês está em negociações para assinar um memorando de entendimento com a Itália sobre o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL), conforme apurado pela NHK. O acordo daria a Tóquio prioridade na aquisição desse recurso energético durante emergências, como desastres naturais.
As compras de GNL seriam realizadas por meio da Organização Japonesa para Metais e Segurança Energética. A transação envolveria a gigante energética italiana Eni, sediada em Roma, que produz e vende petróleo e gás natural na África, Sudeste Asiático e diversas outras regiões do mundo. O governo italiano é um grande acionista da empresa.
Os preços do GNL, combustível essencial para a geração de energia térmica, dispararam após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Garantir um fornecimento estável desse recurso tornou-se uma questão global prioritária.
O governo japonês está estudando formas de apoiar empresas que assinarão contratos de longo prazo para a compra de GNL. Autoridades acreditam que, apesar dos esforços de descarbonização, o GNL continuará sendo uma importante fonte de energia no futuro próximo.
Este acordo reflete a crescente preocupação do Japão com a segurança energética, especialmente após as recentes instabilidades no mercado global de energia. A parceria com a Itália pode representar um passo significativo para garantir o acesso a fontes confiáveis de GNL em situações críticas.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am