Tóquio, Japão, 4 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou nesta terça-feira (3) que sua sonda espacial MIO chegará a Mercúrio com um ano de atraso, em novembro de 2026, devido a uma falha mecânica.
A missão conjunta da JAXA e da Agência Espacial Europeia (ESA) foi lançada em 2018 a bordo de um foguete Ariane 5, com o objetivo de estudar o planeta mais próximo do Sol. As sondas MIO (japonesa) e MPO (europeia) estão utilizando manobras de assistência gravitacional da Terra, Vênus e do próprio Mercúrio para alcançar a órbita do planeta.
O atraso foi causado por um mau funcionamento que impediu o propulsor do módulo da ESA de operar com potência total. Inicialmente programadas para chegar ao destino em dezembro de 2025, as sondas agora têm como nova data-alvo quase um ano depois.
Oficiais da JAXA afirmaram que o atraso não afetará a missão da MIO, projetada para passar um ano na órbita de Mercúrio coletando dados sobre seu campo magnético. Essas informações são cruciais para compreender melhor a composição do planeta.
“Apesar do contratempo, estamos confiantes de que a missão MIO cumprirá seus objetivos científicos”, declarou Hiroshi Yamakawa, presidente da JAXA. “Este atraso nos permite refinar ainda mais nossos planos de observação.”
A missão conjunta Japão-Europa a Mercúrio representa um marco importante na cooperação internacional para exploração espacial, prometendo revelar segredos sobre a formação e evolução do Sistema Solar interior.
- CDP e Komeito se unem para nova sigla antes de eleição - 16 de janeiro de 2026 5:15 am
- Sapporo corre contra o tempo para eleição antecipada no inverno - 16 de janeiro de 2026 5:11 am
- Japão avalia cobrar mais de turistas em museus nacionais - 16 de janeiro de 2026 5:07 am
















