Washington D.C., Estados Unidos, 8 de setembro de 2024 – Agência de Notícias AP – O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, anunciou que votará na candidata democrata à presidência, Kamala Harris, nas eleições de novembro. A declaração, feita na sexta-feira (6), marca uma ruptura significativa com o Partido Republicano e seu atual candidato, Donald Trump.
Cheney, figura proeminente do Partido Republicano, emitiu um comunicado expressando seu apoio à Vice-Presidente Harris. Nele, o ex-vice-presidente afirmou que Trump “tentou roubar a última eleição usando mentiras e violência para se manter no poder após ter sido rejeitado pelos eleitores”. Essa declaração faz referência direta à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 por apoiadores de Trump, que contestavam o resultado das eleições.
Dick Cheney serviu como vice-presidente durante o governo de George W. Bush, sendo considerado uma das figuras mais influentes da política americana no período pós-11 de setembro e durante a Guerra do Iraque. Sua influência era tão significativa que chegou a ser chamado de “presidente das sombras”.
O anúncio de Cheney segue a declaração de sua filha, Liz Cheney, ex-número 3 do Partido Republicano na Câmara dos Representantes, que também expressou sua intenção de votar em Harris. Esse movimento se soma a uma carta aberta divulgada no final de agosto, na qual mais de 200 ex-funcionários de presidentes e senadores republicanos declararam apoio à campanha de Harris.
Apesar dessas manifestações de apoio a Harris por parte de figuras republicanas proeminentes, analistas políticos avaliam que o impacto desses movimentos anti-Trump dentro do partido tem sido limitado até o momento. A maioria dos republicanos parece manter-se unida em torno da candidatura de Trump.
O posicionamento de Dick Cheney representa um momento significativo na política americana, evidenciando as profundas divisões dentro do Partido Republicano e o crescente descontentamento de alguns de seus membros históricos com a liderança e as ações de Donald Trump.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am