Kiev, Ucrânia, 12 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, chegaram a Kiev nesta quarta-feira (11) para se reunir com o presidente Volodymyr Zelenskyy. A visita ocorre em um momento de crescente tensão internacional, com novas sanções sendo impostas ao Irã.
Os diplomatas devem discutir a possibilidade de suspender as restrições ao uso de armas de longo alcance fornecidas pelos Estados Unidos e países europeus. Blinken afirmou que um dos objetivos da viagem é ouvir diretamente de Zelenskyy sobre as necessidades da Ucrânia e discutir como apoiá-las.
A visita também coincide com a confirmação de que o Irã está fornecendo mísseis balísticos à Rússia, o que Lammy classificou como “definitivamente uma escalada significativa”. Em resposta, os governos dos EUA e do Reino Unido anunciaram novas sanções contra indivíduos e entidades no Irã e na Rússia envolvidos no fornecimento de mísseis.
França e Alemanha também reagiram, cancelando voos entre seus países e o Irã. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, rejeitou veementemente as acusações, classificando as ações dos países ocidentais como “a continuação da política hostil do Ocidente” contra o povo iraniano.
Esta visita diplomática de alto nível à Ucrânia demonstra o contínuo apoio ocidental ao país em sua luta contra a agressão russa, ao mesmo tempo em que sinaliza uma postura mais firme em relação ao Irã por seu suposto papel no conflito.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am