Yangon, Myanmar, 15 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Myanmar Now – Os remanescentes do Tufão Yagi causaram devastação em Myanmar, resultando em mais de 120 mortes devido a enchentes e deslizamentos de terra, segundo relatos da mídia local. Apesar de ter sido rebaixado para uma depressão tropical ao atingir o país, a tempestade trouxe chuvas intensas para diversas regiões.
As inundações atingiram a capital Naypyidaw, o estado de Karen no sudeste, além de regiões no noroeste e centro do país. Muitas pessoas ficaram ilhadas e casas foram inundadas após o transbordamento de rios. Pontes e estradas foram danificadas, dificultando o acesso às áreas mais afetadas.
A junta militar de Myanmar informou que mais de 236.000 pessoas foram forçadas a evacuar suas residências, agravando a já delicada situação humanitária do país. Há uma crescente preocupação de que a situação possa se deteriorar ainda mais, considerando o grande número de deslocados por este desastre natural.
Diante da magnitude da catástrofe, a junta militar fez um apelo à comunidade internacional por ajuda humanitária. Este pedido ocorre em um momento de isolamento do regime, que enfrenta sanções internacionais desde o golpe de 2021.
É importante ressaltar que, paralelamente à crise causada pelas enchentes, Myanmar continua enfrentando conflitos internos. Os embates entre forças pró-democracia e o exército de Myanmar persistem desde o golpe militar de 2021, complicando ainda mais os esforços de resgate e assistência às vítimas das inundações.
A comunidade internacional agora enfrenta o desafio de fornecer ajuda humanitária urgente, equilibrando a necessidade de assistência com as complexidades políticas da situação em Myanmar.
- EUA enviam sistema antimíssil THAAD para Israel - 16 de outubro de 2024 8:51 am
- Usina ucraniana segue danificada após ataques russos - 16 de outubro de 2024 8:46 am
- Navio chinês colide com embarcação filipina no Mar do Sul - 16 de outubro de 2024 8:41 am