Tóquio, Japão, 10 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério da Defesa do Japão anunciou nesta segunda-feira (9) que cinco navios da marinha chinesa entraram no Mar do Japão, coincidindo com o anúncio da China sobre planos de realizar exercícios militares na região com a participação da Rússia.
Segundo o ministério, pessoal da Força Marítima de Autodefesa do Japão avistou a flotilha chinesa navegando em direção nordeste no Mar da China Oriental entre sábado (7) e domingo (8). O grupo de navios entrou no Mar do Japão após passar pelo Estreito de Tsushima.
O Ministério da Defesa da China confirmou na segunda-feira (9) que as forças armadas russas participarão de exercícios militares planejados para ocorrer nos mares do Japão e de Okhotsk em um futuro próximo.
Autoridades do Ministério da Defesa japonês acreditam que os cinco navios chineses possam participar desses exercícios. “Manteremos vigilância constante sobre seus movimentos”, afirmou um porta-voz do ministério.
Estes exercícios conjuntos entre China e Rússia representam uma demonstração significativa de cooperação militar entre as duas potências, em um momento de crescentes tensões geopolíticas na região. A presença de navios chineses no Mar do Japão e a participação russa nos exercícios sinalizam uma postura mais assertiva de ambos os países no Pacífico Ocidental.
O Japão, aliado próximo dos Estados Unidos, monitora de perto estas atividades, que ocorrem em águas estrategicamente importantes para sua segurança nacional. As autoridades japonesas enfatizam a importância de manter a estabilidade regional e a liberdade de navegação nessas águas disputadas.
- EUA enviam sistema antimíssil THAAD para Israel - 16 de outubro de 2024 8:51 am
- Usina ucraniana segue danificada após ataques russos - 16 de outubro de 2024 8:46 am
- Navio chinês colide com embarcação filipina no Mar do Sul - 16 de outubro de 2024 8:41 am