Pequim, China, 10 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – Ministério da Defesa da China anunciou nesta segunda-feira (9) que as forças armadas chinesas e russas participarão de exercícios militares mútuos a serem realizados no Mar do Japão e em outras áreas estratégicas em um futuro próximo.
De acordo com o comunicado, o exército chinês conduzirá manobras nas águas e espaço aéreo do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk. A Rússia, por sua vez, enviará elementos de sua marinha e força aérea para participar dos exercícios ainda este mês.
O ministério afirmou que as manobras serão realizadas com base no plano anual e em um acordo bilateral entre China e Rússia. O objetivo declarado é aprimorar os níveis de cooperação estratégica entre as duas forças armadas e fortalecer as capacidades de resposta conjunta a ameaças de segurança.
Embora não tenham sido divulgadas datas específicas ou detalhes sobre os tipos de embarcações e aeronaves envolvidas, o ministério acrescentou que a marinha chinesa também participará de exercícios militares planejados pela marinha russa no Oceano Pacífico.
As relações entre China e Rússia têm se intensificado desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Em uma cúpula realizada em maio, os líderes dos dois países concordaram em fortalecer laços econômicos e expandir a escala de exercícios militares conjuntos.
Observadores acreditam que a participação mútua em exercícios militares visa manter em xeque países com os quais China e Rússia têm divergências, incluindo os Estados Unidos, o Japão e nações europeias que estão aumentando seu engajamento na região Indo-Pacífica.
- Indonésia e União Europeia avançam em acordo comercial - 15 de julho de 2025 12:25 am
- Irã não vê perspectiva para retomar diálogo com os EUA - 15 de julho de 2025 12:08 am
- Ataque de urso deixa cidade no norte do Japão em alerta - 15 de julho de 2025 12:03 am