Tóquio, Japão, 12 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A bolsa de valores de Tóquio registrou queda pelo sétimo dia consecutivo nesta quarta-feira (11), com investidores vendendo ações devido à perspectiva de redução nos lucros corporativos causada pelo fortalecimento do iene.
O índice Nikkei 225 fechou em 35.619 pontos, uma queda de 1,49%. Durante o pregão, chegou a perder mais de 900 pontos. As ações mais afetadas foram as de empresas exportadoras, especialmente as montadoras.
A queda ocorreu após a moeda japonesa atingir o patamar de 140 ienes por dólar em Tóquio, nível não visto desde dezembro do ano passado. Analistas atribuem a valorização do iene às declarações de Junko Nakagawa, membro do conselho do Banco do Japão (BOJ).
Nakagawa afirmou que o BOJ ajustará sua política monetária caso tenha confiança nas perspectivas para a atividade econômica e os preços. Investidores interpretaram essa declaração como um sinal de que novos aumentos nas taxas de juros podem estar sendo considerados.
O fortalecimento do iene tende a prejudicar as ações de empresas exportadoras, pois reduz o valor dos lucros obtidos no exterior quando convertidos para a moeda japonesa. Essa dinâmica tem pressionado especialmente o setor automotivo e de eletrônicos, pilares importantes da economia japonesa.
A continuidade dessa tendência de queda na bolsa de Tóquio reflete as preocupações dos investidores com o impacto da política monetária do BOJ e as incertezas econômicas globais. O mercado agora aguarda por mais sinalizações do banco central japonês e por dados econômicos que possam influenciar as decisões futuras de política monetária.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















