Tóquio, Japão, 5 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O índice de referência Nikkei 225 da Bolsa de Valores de Tóquio despencou mais de 7% nesta segunda-feira (5), seguindo uma venda massiva em Nova York no final da semana passada. As ações em Tóquio abriram em forte baixa, com o Nikkei 225 caindo mais de 2.500 pontos em determinado momento.
As ações têm enfrentado forte pressão de venda desde a semana passada, quando o Nikkei perdeu mais de 3.000 pontos nos dois dias de negociação até sexta-feira (2). Na segunda-feira (5), as ações caíram de forma generalizada, à medida que dados de emprego dos EUA, mais fracos do que o esperado, aumentaram os temores de enfraquecimento da maior economia do mundo.
A valorização do iene adicionou pressão negativa. A moeda japonesa atingiu uma máxima de sete meses em relação ao dólar, chegando brevemente ao nível superior de 144 ienes. A perspectiva de um estreitamento do diferencial de taxas de juros entre o Japão e os Estados Unidos está levando os investidores a vender dólares e comprar ienes.
As preocupações com uma possível desaceleração da economia dos EUA estão alimentando as expectativas de que o Federal Reserve possa acelerar o ritmo dos cortes de juros. Enquanto isso, há especulações de que o Banco do Japão possa aumentar as taxas novamente este ano.
A situação destaca a volatilidade atual dos mercados financeiros globais e a sensibilidade dos investidores a dados econômicos e políticas monetárias, tanto nos Estados Unidos quanto no Japão.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am