Tóquio, Japão, 21 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Agência Meteorológica do Japão (JMA) anunciou nesta terça-feira (20) que as temperaturas no país devem permanecer acima da média de setembro a novembro. A previsão também indica a possibilidade de maior volume de chuvas nas regiões leste e oeste do país, principalmente na costa do Pacífico.
De acordo com a previsão trimestral divulgada pela JMA, um sistema de alta pressão do Pacífico deve permanecer a sudeste do Japão, empurrando os ventos ocidentais que fluem no norte do país para uma latitude mais elevada. Isso provavelmente manterá o arquipélago japonês coberto por ar quente.
As temperaturas devem ficar acima do normal em todo o Japão em setembro e outubro. Para novembro, a previsão indica temperaturas normais ou acima da média no norte e leste do país, e próximas ao normal no oeste do Japão, Okinawa e Amami.
Os meteorologistas acreditam que um padrão climático La Niña deve se desenvolver até o inverno. Este fenômeno ocorre quando as temperaturas da superfície do mar no leste do Pacífico equatorial, próximo ao Peru, ficam mais baixas que o habitual. Com o desenvolvimento do La Niña, espera-se que o padrão de pressão típico do inverno se intensifique.
A temporada de tufões também pode se estender por mais tempo. Se o La Niña se concretizar, há maior probabilidade de formação de nuvens cumulonimbus sobre as águas a leste das Filipinas, o que pode causar tempestades tropicais.
A JMA recomenda que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e se prepare para possíveis ondas de calor prolongadas e mudanças nos padrões de chuva nos próximos meses.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















