Tóquio, Japão, 24 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Uma cerimônia memorial foi realizada hoje no Cemitério Nacional de Chidorigafuchi, em Tóquio, para homenagear os cidadãos japoneses que morreram em campos de detenção soviéticos na Sibéria e outras regiões após a Segunda Guerra Mundial. O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, marca o 79º aniversário da ordem soviética que enviou soldados e civis japoneses na China e em outros lugares para campos de trabalho forçado.
Masaru Nishikura, de 99 anos, ex-internado que passou três anos na Sibéria, fez um apelo emocionado ao governo japonês: “Dois terços dos restos mortais de nossos compatriotas ainda estão lá. A detenção ainda não foi resolvida”. Ele expressou preocupação com o envelhecimento dos sobreviventes e a urgência de transmitir suas experiências às gerações mais jovens.
Segundo o Ministério do Bem-Estar Social, cerca de 55.000 japoneses morreram nos campos, mas os restos mortais de mais de 32.000 internados ainda não foram repatriados. A recuperação dos restos mortais na Rússia foi suspensa devido à invasão da Ucrânia.
Nishikura instou o governo a intensificar esforços e pressionar a Rússia e outros países relevantes a cooperar na pesquisa e verificação dos fatos, além de passar adiante as lições aprendidas. Após a cerimônia, um homem de 71 anos, cujo tio foi enviado para o atual Uzbequistão, expressou seu desejo de trazer os restos mortais de seu familiar de volta ao Japão.
A homenagem anual, organizada por uma associação de ex-internados e familiares enlutados, serve como um lembrete poderoso dos horrores da guerra e da importância da resolução pacífica de conflitos. O evento também destaca a necessidade contínua de esforços diplomáticos para repatriar os restos mortais dos japoneses ainda não recuperados.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am