Washington D.C., Estados Unidos, 4 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Associated Press) – O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou o envio de mais ativos militares para o Oriente Médio e outras regiões, visando aumentar o apoio a Israel. O anúncio foi feito pelo Departamento de Defesa na sexta-feira (2).
A decisão surge dois dias após a morte do líder político do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã. O líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, culpou Israel pelo ataque e sugeriu que seu país retaliará.
As mudanças incluem o envio de cruzadores e destróieres com capacidade de defesa contra mísseis balísticos para as regiões do Comando Europeu e do Comando Central dos EUA. Um esquadrão adicional de caças será enviado ao Oriente Médio para reforçar a capacidade de suporte aéreo defensivo.
O grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln substituirá o grupo do USS Theodore Roosevelt. Austin também informou que falou por telefone com o Ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, reiterando o apoio “inabalável” dos EUA à segurança de Israel.
O Pentágono enfatizou que uma maior escalada não é inevitável e que todos os países da região se beneficiariam de uma redução das tensões. Esta movimentação militar demonstra o compromisso dos EUA com a estabilidade regional e o apoio a seus aliados, em um momento de crescentes tensões no Oriente Médio.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am