28 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  9:06
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reformista Pezeshkian vence eleição presidencial no Irã

Ex-ministro da Saúde promete diálogo com o Ocidente e mudanças na política externa.

Teerã, Irã, 07 de julho de 2024 – Agência de Notícias Fars – O reformista Masoud Pezeshkian venceu o segundo turno da eleição presidencial iraniana, conforme anunciado pelo Ministério do Interior do país. Pezeshkian, ex-vice-presidente do parlamento e ex-ministro da Saúde, derrotou o conservador linha-dura Saeed Jalili na disputa que ocorreu após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero em maio.

Durante sua campanha, Pezeshkian defendeu um maior diálogo com o Ocidente, sinalizando uma possível mudança na política externa do Irã. O presidente eleito declarou seu desejo de melhorar as relações com os Estados Unidos e a Europa, com o objetivo de conseguir a suspensão das sanções impostas ao país.

“É hora de construirmos pontes, não muros. Nosso país merece prosperar e isso só será possível através do diálogo e da cooperação internacional”, afirmou Pezeshkian em seu primeiro pronunciamento após a vitória.

A eleição de Pezeshkian representa uma mudança significativa em relação à política linha-dura de seu antecessor, Raisi. Espera-se que o novo presidente adote uma abordagem mais moderada nas relações internacionais, potencialmente abrindo caminho para negociações sobre o programa nuclear iraniano e outras questões controversas.

No entanto, analistas políticos alertam que a extensão das mudanças na política externa iraniana ainda é incerta. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, mantém uma influência considerável sobre as decisões importantes do país, o que pode limitar a capacidade de Pezeshkian de implementar reformas radicais.

“A vitória de Pezeshkian é um sinal claro de que o povo iraniano deseja mudanças. Mas o caminho para a normalização das relações com o Ocidente ainda é longo e complexo”, comentou Ali Vaez, especialista em Irã do International Crisis Group.

A comunidade internacional observa atentamente os próximos passos do novo presidente, especialmente em relação às negociações sobre o acordo nuclear e às tensões regionais no Oriente Médio. A posse de Pezeshkian está marcada para o próximo mês, quando ele apresentará oficialmente sua equipe de governo e suas primeiras medidas como líder do Irã.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)