Tóquio, Japão, 30 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A Agência Meteorológica do Japão (JMA) prevê tempestades localizadas em partes do norte do país nesta terça-feira (30). O alerta vem após chuvas anteriores terem afrouxado o solo e danificado diques de rios em áreas das prefeituras de Yamagata e Akita, na região de Tohoku, aumentando o risco de desastres mesmo com pequenas quantidades de chuva.
Segundo a JMA, o ar quente e úmido fluindo para a frente de chuva sazonal no norte do Japão causou o desenvolvimento de nuvens de chuva na região de Hokuriku. A cidade de Kamiichi, na prefeitura de Toyama, foi atingida por 36 milímetros de chuva torrencial na hora até as 11h da manhã.
Nuvens de chuva localizadas também se desenvolveram ao longo de áreas montanhosas da região de Tohoku e da prefeitura de Niigata. Tempestades com trovoadas são previstas até a noite de terça-feira na região de Hokuriku, bem como nas prefeituras de Niigata, Yamagata e Akita.
Para as 24 horas até quarta-feira de manhã, são previstas precipitações de até 100 milímetros para Hokuriku, 80 milímetros para Niigata e 60 milímetros para Tohoku.
Os residentes das áreas afetadas são aconselhados a ficarem alertas para deslizamentos de terra, inundações, raios, rajadas de vento e granizo.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am