27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:42
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Onda de calor no Japão: temperaturas próximas a 40°C

Autoridades alertam para risco de insolação em todo o país.

Tóquio, Japão, 08 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – As autoridades meteorológicas japonesas estão instando a população a permanecer em alerta máximo contra insolação, enquanto uma onda de calor extremo continua a atingir o país nesta segunda-feira (8). Nos últimos dias, as temperaturas escaldantes já causaram várias mortes.

No domingo (7), o termômetro atingiu 40°C na cidade de Shizuoka, no centro do Japão, marcando a primeira vez que as temperaturas alcançaram esse nível no país este ano. A Agência Meteorológica prevê que as temperaturas se aproximem dos 40°C em amplas regiões do oeste e leste do Japão.

Para esta segunda-feira (8), são esperadas máximas de 39°C nas cidades de Kumagaya e Chichibu, na província de Saitama. Previsões indicam 38°C para Shizuoka, Odawara (Kanagawa), Maebashi (Gunma) e Tsuchiura (Ibaraki). Em Tóquio e Nagoya, a expectativa é de 37°C, enquanto Kagoshima, Takamatsu e Tsu devem registrar 36°C.

A Agência Meteorológica e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alertas de insolação para 24 prefeituras, incluindo Tóquio, da região de Kanto até Okinawa. As autoridades alertam que as altas temperaturas e os níveis de umidade elevados aumentam drasticamente o risco de insolação.

A população é aconselhada a usar ar-condicionado adequadamente e manter-se hidratada, mesmo sem sentir sede. Famílias devem dar atenção especial a idosos e crianças, que são mais vulneráveis à insolação.

Suspeita-se que a insolação tenha sido a causa da morte de vários idosos que trabalhavam na agricultura durante o calor extremo. As autoridades reforçam a importância de evitar atividades ao ar livre nas horas mais quentes do dia e de buscar ambientes frescos e sombreados sempre que possível.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)