Uji, Kyoto, Japão, 14 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Uma cerimônia foi realizada na prefeitura de Kyoto, oeste do Japão, para marcar a conclusão de um monumento em memória das 36 vítimas que pereceram em um ataque incendiário ao estúdio de animação Kyoto Animation, na cidade de Kyoto, há cinco anos.
Cerca de 100 pessoas, incluindo familiares enlutados e funcionários da Kyoto Animation, participaram da cerimônia no local do monumento no domingo (14). A estrutura de 3 metros de altura, projetada pelos criadores da empresa, foi construída em um parque na cidade de Uji, onde está localizado o escritório central da Kyoto Animation.
O monumento apresenta 36 pássaros voando em direção ao céu, simbolizando a individualidade das vítimas. Ele traz inscrições como “Transmitindo sonhos e paixão de pessoa para pessoa”.
Durante a cerimônia, foi lida uma mensagem de um representante dos funcionários, expressando que eles colocaram seus sentimentos no design, na esperança de que o monumento sirva como um símbolo. Um familiar de uma das vítimas disse em um discurso que se orgulha de ver que a paixão e as habilidades dos funcionários falecidos vivem na mente dos atuais empregados, e que as obras criadas pela empresa continuam a dar esperança e inspiração a muitas pessoas.
O monumento estará aberto ao público, mas a Kyoto Animation pede que as pessoas se abstenham de oferecer flores.
Em relação ao ataque incendiário de 2019, o Tribunal Distrital de Kyoto condenou Aoba Shinji à pena de morte em janeiro por acusações de assassinato e outros crimes. O réu apelou da decisão.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am