21 C
Kóka
domingo, 27 abril, 2025 1:14: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão reforça defesa em resposta a ameaças regionais

Livro Branco de Defesa 2024 destaca preocupações com China e Coreia do Norte.

Tóquio, Japão, 13 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério da Defesa do Japão apresentou nesta sexta-feira (12) o Livro Branco de Defesa para 2024, enfatizando a necessidade de um reforço fundamental das capacidades de defesa do país. O documento cita as crescentes atividades militares da China e os esforços da Coreia do Norte para ampliar seus programas nuclear e de mísseis como principais preocupações.

O relatório anual destaca que as atividades militares da China estão se expandindo além da “primeira cadeia de ilhas”, que liga as principais ilhas do Japão, Okinawa e as Filipinas. Agora, o país está ativamente se expandindo para a “segunda cadeia de ilhas”, que inclui as Ilhas Izu e Ogasawara do Japão, além de Guam.

O documento também menciona o aumento das atividades militares chinesas perto de Taiwan, sugerindo que as forças chinesas parecem estar tentando tornar suas atividades regulares na área um fato consumado, enquanto buscam melhorar suas capacidades de combate. O relatório adverte que não se pode descartar a possibilidade de aumento da tensão militar entre China e Taiwan.

Em relação à Coreia do Norte, o Livro Branco observa os testes de mísseis balísticos intercontinentais de combustível sólido e supostos lançamentos de satélites que utilizam tecnologia de mísseis balísticos. O documento afirma que Pyongyang está focada em melhorar qualitativamente suas capacidades nucleares e de mísseis, diversificando seus sistemas de armas e através de atividades de reconhecimento.

O relatório caracteriza o ambiente de segurança atual como o “mais severo e complexo desde o fim da Segunda Guerra Mundial” e pede um “reforço fundamental” das capacidades de defesa do Japão. Como parte desse esforço, o país planeja iniciar o desdobramento de mísseis stand-off domésticos e mísseis Tomahawk dos EUA no ano fiscal de 2025, visando adquirir capacidades de contra-ataque contra bases de mísseis inimigas.

Esta nova estratégia de defesa reflete a crescente preocupação do Japão com a estabilidade regional e sua determinação em fortalecer sua postura militar para enfrentar potenciais ameaças. O Livro Branco de Defesa 2024 serve como um claro sinal da mudança na política de segurança do Japão em resposta ao cenário geopolítico em evolução no Leste Asiático.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img