27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:35
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ex-vice-premiê de Taiwan sob investigação por suspeita de suborno

Cheng Wen-tsan, figura sênior do Partido Democrático Progressista, nega acusações.

Taoyuan, Taiwan, 07 de julho de 2024 – Agência de Notícias Taiwan News –  Promotores em Taiwan anunciaram no sábado (6) que estão investigando Cheng Wen-tsan, ex-vice-premiê e figura proeminente do Partido Democrático Progressista (PDP), por suspeita de suborno. A investigação, conduzida na cidade de Taoyuan, está relacionada a supostas irregularidades durante o mandato de Cheng como prefeito da cidade.

De acordo com a mídia local, as alegações de corrupção podem estar ligadas a um projeto de desenvolvimento realizado durante sua gestão como prefeito de Taoyuan. Atualmente, Cheng ocupa o cargo de chefe da Fundação de Intercâmbio do Estreito, escritório de ligação de Taiwan com a China.

Em resposta às acusações, a Fundação divulgou um comunicado em nome de Cheng, no qual ele nega veementemente qualquer ato ilegal e se compromete a cooperar plenamente com a investigação judicial. “Espero esclarecer a verdade e provar minha inocência o mais rápido possível”, declarou Cheng por meio de seu advogado.

A investigação ocorre em um momento delicado para o PDP, partido governista de Taiwan. Os partidos de oposição, que detêm maioria no parlamento, têm argumentado que o PDP é corrupto e buscam ampliar a autoridade investigativa do legislativo por meio de uma emenda legal.

Este caso pode ter implicações significativas para o governo do Presidente Lai Ching-te, uma vez que a oposição deve intensificar a pressão sobre sua administração. A situação é particularmente sensível considerando que Cheng realizou uma rara visita ao Japão em junho do ano passado, enquanto ainda ocupava o cargo de vice-premiê.

A investigação de Cheng Wen-tsan representa um desafio para o PDP e pode impactar a política interna de Taiwan, bem como suas relações com a China e outros países da região. O desenrolar deste caso será acompanhado de perto tanto pela população taiwanesa quanto pela comunidade internacional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)