27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:49
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Escolas de Samba do Carnaval de Asakusa participam do Festival Brasil&Latino

Evento no Parque Yoyogi reúne escolas de samba e artistas brasileiros.

Tóquio, Japão, 4 de julho de 2024 – Câmara de Comércio Brasileira no Japão – Evento organizado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão, em Tóquio, acontece há 17 anos.

Neste ano, pela primeira vez, o Festival Brasil&Latino, que será realizado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) nos dias 20 e 21 de julho, terá a participação de escolas de samba do Carnaval de Asakusa, considerado o maior Carnaval fora do Brasil.

Serão dois dias com muito samba de manhã até à noite. O Parque Yoyogi, em Tóquio, vai estar em clima de Carnaval.

Haverá desfile das escolas de samba e apresentação no palco também. Para isso, a CCBJ conta com o apoio da Associação das Escolas de Samba de Asakusa (AESA).

Estão confirmadas as participações das seguintes escolas: G.R.E.S. Alegria, G.R.E.S. Bárbaros, G.R.E.S. Bosque da Liberdade, G.R.E.S. Liberdade, G.R.E.S. União dos Amadores.

Bateria, passistas, mestre-sala e porta bandeira e muita animação vão rolar na programação do Festival Brasil&Latino.

O Asakusa Samba Carnival ou Carnaval de Asakusa é um desfile de Carnaval que reúne escolas de samba com membros japoneses. Geralmente acontece entre agosto e setembro, em Asakusa, Tóquio, desde 1981. Em 2024, o Carnaval de Asakusa está previsto em 15 de setembro.

Conheça as Escolas de Samba do Japão
G.R.E.S. ALEGRIA
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria usa a palavra “alegria” no nome. Ela é formada por integrantes apaixonados pelo samba que buscam curtir a vida. Fundada em novembro de 1995 num festival local em Warabi (Saitama), a escola participa anualmente do Carnaval de Asakusa, na primeira divisão, desde 2001. A meta é transmitir alegria ao público através do samba.

G.R.E.S. BÁRBAROS
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Bárbaros foi criado no dia 1 de agosto de 1980 pela iniciativa dos integrantes que amam festivais de Asakusa e participam do Carnaval de Asakusa desde a primeira edição. Na época da criação, era difícil ter acesso a informações sobre o samba no Japão. Os fundadores iam até o Brasil em busca de instrumentos e também para aprofundar os conhecimentos sobre o samba. E essa postura que valoriza a autenticidade é mantida até hoje entre os integrantes que se orgulham de terem participado de todas as 31 edições do Carnaval de Asakusa, das quais foram campeões18 vezes. A escola, cuja bandeira é azul e branca, é a única que tem o título de campeão no Brasil.

G.R.E.S. LIBERDADE
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Liberdade foi fundado em 1991 e desde então os integrantes atuam com o objetivo de curtir o samba espontaneamente. Os membros são pessoas comuns, de uma ampla faixa etária, mas quando reunidos, conseguem produzir forte energia, respeitando o brilho original da personalidade de cada um e juntando as paixões para focar no único objetivo. As cores da escola são laranja e amarelo. Participam
anualmente do Carnaval de Asakusa desde a primeira edição e também de outros eventos e desfiles realizados na região Kanto.

G.R.E.S. UNIÃO DOS AMADORES
Uma das maiores escola de samba estudantis, composta principalmente por universitários da região de Kanto. O Grêmio Recreativo Escola de Samba União dos Amadores é um grupo jovem, mas ao mesmo tempo já possui uma longa história no Carnaval de Asakusa, participando anualmente do evento desde a primeira edição. É uma verdadeira representação do contraste entre o novo e o tradicional. Os integrantes da escola amam o sol e têm paixão sem limite pelo samba.

G.R.E.S. BOSQUE DA LIBERDADE
O grupo foi formado em 1998 por alunos da escola Jiyu no Mori Gakuen, que aprendiam samba num curso opcional oferecido pela instituição, contando com participação também de outros integrantes. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Bosque Da Liberdade estreou no Carnaval de Asakusa em 2000 como a primeira equipe composta por estudantes do Ensino Médio. Em 2013, venceu a Liga S2 pela primeira vez e conseguiu realizar o que tanto ansiava: ser promovida à Liga S1. Além dos estudantes matriculados no curso, a equipe conta também com os ex-alunos e professores. A meta é que o maior número possível de alunos participantes apreciem o samba para o resto das suas vidas. O diferencial é a performance de dança e música que exala energia juvenil.

Programação
O Festival Brasil&Latino também terá outros ritmos no palco como MPB, bossa nova, forró, pagode, sertanejo, rap, rock e latino. A CCBJ convida a todos para curtir essa brasilidade em Tóquio.

Neste ano, o convidado especial é o cantor Supla que vai fechar o show de domingo, no dia 21 de julho. Ele vem especialmente do Brasil para essa apresentação no Festival Brasil&Latino. Supla completa 40 anos de carreira. Com estilo rock, punk, hardcore e bossa nova, ele também canta músicas que fazem referência ao Japão como “Eu vou até Tokyo” e “Japa Girl”. Ele fez show no Japão em 2004 e volta depois de 20 anos.

O evento também recebe outros três artistas consagrados do Brasil: Ricardo Bacelar, Heitor Mendonça e Netto Pio.

Também teremos a participação de muitos artistas da comunidade brasileira no Japão, japoneses e latinos.

Shows
Dia 20 de julho, sábado
MC Simone e Keita Brasil
11:55 – Harpista May Kotohira
12:15 – Cerimônia de abertura com o tenor Roberto di Candido
12:50 – Netto Pio (MPB)
13:25 – Campos Novos&Paulista (sertanejo)
14:00 – Jorge Dias (latino)
14:15 – Juan Guida (tango)
14:30 – G.R.E.S. Alegria no palco
14:50 – Tomohiko a.k.a. Rei Capoeirap (rap)
15:20 – Heitor Mendonça (forró, MPB)
15:55 – Davi Zew`s (MPB)
16:20 – desfile G.R.E.S. Alegria
16:40 – Carnavacation (J-Pop)
17:20 – Ricardo Bacelar (MPB)
18:00 – Da-Dee-Mix, ACE, Bento Kidz (rap)
18:40 – desfile G.R.E.S. União dos Amadores
19:00 – Misto Quente (samba, pagode) e Capoeira Tempo
19:40 – G.R.E.S. União dos Amadores no palco
20:00 – Encerramento

Dia 21 de julho, domingo
MC Simone e Fumio Almeida
11:30 – G.R.E.S. Bosque da Liberdade no palco
11:45 – Pasión Latina (dança)
12:00 – Ana Hatsumi e Giácomo (Cacheados no Japão – dança)
12:15 – Grupo Vem Pagodear (pagode)
12:45 – Yamada Tamaru e George Nagata (MPB)
13:10 – Tsubasa Imamura (MPB)
13:35 – G.R.E.S. Liberdade no palco
13:55 – Shin Shinoske (rap)
14:25 – Touma Rose (J-Pop)
15:10 – Leo Nakayama&BR38 (samba)
15:40 – desfile G.R.E.S. Bosque da Liberdade
16:00 – Pulga Percussão (pagode)
16:40 – KAUAN OKAMOTO (J-Pop)
17:10 – G.R.E.S. Bárbaros no palco
17:25 – desfile G.R.E.S. Bárbaros
17:45 – Supla e Banda Dahu
19:00 – Encerramento
Pode ter alteração na programação

Gastronomia e serviços
A praça de alimentação do Festival Brasil&Latino terá muitas novidades. Gelato de manga e outros sabores, coquetéis de frutas como maracujá, açaí na tigela, churrasco, caipirinha, tapioca recheada, feijoada, linguiça e pizza made in Brazil, pamonha, feijão tropeiro, churros com recheio de doce de leite, coxinha, pastel, guaraná made in Brazil, dobradinha, pastel, salchipapas, choripan e muitas outras delícias estarão sendo comercializadas nos estandes e food truck.

Também haverá comercialização de sandálias Havaianas made in Brazil, roupas, cosméticos com produtos da Amazônia, acessórios, remessa para o exterior, simulador de terremoto, brincadeiras para crianças, informações sobre curso de japonês, emprego e imigração.

Concurso de Coquetel de Cachaça
O Festival Brasil&Latino vai contar com o concurso denominado “Grand Prix de Coquetel de Cachaça”. O objetivo é escolher, por meio de votos do público, qual o melhor coquetel de cachaça durante o evento de 2024.

Participe e concorra a prêmios.

Regulamento:
1- Compre o coquetel de cachaça durante o Festival Brasil&Latino, no Parque Yoyogi, e receba um cupom nas barracas que estão participando deste concurso. O cupom deverá ser cortado ao meio e a metade deverá ser depositada na urna. Guarde a outra metade como comprovante para concorrer ao sorteio. Qualquer pessoa com mais de 20 anos pode participar.

2- A urna estará localizada no estande da Administração do Festival. Deposite o cupom do coquetel que mais gostou na urna (dia 20 até as 18h e dia 21 até as 16h).

3- Os sorteios serão no dia 20 às 18:30 e no dia 21 às 17:30 em frente à barraca da Administração do Festival. Os sorteados receberão o prêmio com a apresentação do cupom. O prêmio é uma garrafa da cachaça Velho Barreiro de 1.000 ml, importado pelo Grupo Imai. Serão sorteados seis cupons no sábado e mais seis no domingo. Os cupons sorteados poderão ser conferidos na página do Facebook da CCBJ- Câmara Brasileira de Comércio no Japão.

Capoeira
Dia 20 sábado
12:30 Roda de Samurai
13:00 Workshop de Grupo de Capoeira Angola
13:30 Roda de Filhos de Angola
14:30 Roda de Capoeira Gerais
15:20 Roda & Samba de Roda de Angoleiros do Interior
16:30 Roda de Grupo de Capoeira Regional Tempo

Dia 21 domingo
12:30 Roda e Workshop de Capoeira Angola Tokyo
13:30 Roda de Capoeira Narahari
14:30 Roda de Capoeira Regional Japão
15:00 Roda de Cordão de Contas
16:00 Roda de Capoeira Batuque
17:00 Roda de Grupo de Capoeira Regional Tempo

Data: 20 e 21 de julho, das 11h às 20h
Local: Parque Yoyogi, Tóquio
Entrada franca

Realização: Câmara de Comércio Brasileira no Japão

Apoio: Embaixada do Brasil em Tóquio, Ministério dos Negócios Estrangeiros
do Japão

Patrocinadores: Mitsui, Ajinomoto, Grupo Imai, Banco do Brasil, Jose Cuervo,
Seara, Brastel, Kumon, Taiyo Corporation, Kowa , Alfainter

• Homepage: https://www.festivalbrasil.jp
• Instagram: @festival.brasil
• Facebook: @CCBJ.JP
• YouTube: https://www.youtube.com/@ccbj2022

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)